Quem é um designer gráfico?
Os designers gráficos combinam texto e imagens para criar designs e layouts. É sua responsabilidade criar designs interessantes que atraiam a atenção dos espectadores e comuniquem a mensagem de forma eficaz. A mensagem pode ser destinada tanto para o público offline quanto para o público online. Para resumir, os designers gráficos lidam com a aparência dos objetos. Trata-se de tornar os designs estáticos o mais visualmente atraentes possível. Existem muitos ramos do design gráfico e muitos designers se especializam em criar uma categoria de trabalho – como o designer de pôsteres de filmes Raj Khatri – enquanto outros preferem fazer um pouco de tudo.
Quem é um web designer?
Web designers são amplamente divididos em designers de UI e UX. Os designers de interface do usuário são responsáveis pela forma como o layout de um aplicativo ou site, ou seja, a interface olha para o público. Enquanto os designers de experiência do usuário estão mais preocupados com o que acontece quando alguém interage com a interface. Juntos, ambos trabalham para a sensação do produto. Seu objetivo é maximizar a simplicidade do produto. Eles refinam e iteram para criar a melhor experiência possível para os usuários.
Como você pode ver, os designers gráficos são diferentes dos designers de UI/UX em termos de processo e resultado final. Não há dúvida de que atualmente os designers de UI/UX são os mais procurados na Índia. Eles preenchem a lacuna entre a aparência das coisas e como funcionam; e estão na vanguarda da criação de produtos fantásticos para pessoas na era tecnológica. Por outro lado, o mercado de designer gráfico caiu um pouco estagnado e o mercado de trabalho está diminuindo para eles em comparação com designers mais relevantes tecnologicamente.
Muitos designers gráficos estão, de fato, mudando para se tornarem web designers. Você também está ansioso para fazer a troca? Aqui estão cinco dicas a serem lembradas ao passar do Design Gráfico para o Web Design;
- Não seja o especialista
Os melhores web designers são aqueles que não têm todas as respostas. Hein O quê? A chave é entender que todos os clientes são diferentes e uma solução não funcionará para todos eles. Você precisa entender exatamente quais designs eles precisam e criá-los para eles. Muitas vezes, dar-lhes uma resposta não será suficiente. Você terá que pesquisar e dar aos clientes razões pelas quais sua resposta está certa. Esteja preparado para ficar perplexo todos os dias e ter que trabalhar duro para cada mudança que fizer, porque você precisará acomodar as necessidades dos clientes em seus projetos.
Bons web designers sempre começam com o básico, sempre planejam com antecedência enquanto trabalham e criam wireframes grosseiros para seus designs. Áspero é a palavra-chave aqui, já que muitos designers costumam se esforçar demais para deixar seus wireframes bonitos e perdem o foco em seu propósito. Este é um ponto muito importante para os designers gráficos, pois a estética fica em segundo plano quando se trata de criar wireframes. Isso não significa que você precisa jogar fora sua criatividade, mas precisa aprender a focá-la e usá-la nos lugares certos.
- É uma ciência tanto quanto uma arte
Sendo um web designer, você deve adotar o pensamento do produto. Ser um web designer significa entender que os projetos se sobrepõem ao gerenciamento de produtos, pois ninguém pode criar uma interface de usuário intuitiva para um produto do qual não tem a menor ideia.
A pesquisa e o teste do usuário são uma grande parte do design da web. Sua intuição, bem como todos os tipos de vieses, nunca devem atrapalhar o processo de design. Isso significa que você terá que realizar entrevistas, estudos, consultas e testes para validar seu design e garantir que seja intuitivo para seus usuários.
É uma abordagem científica, e você deve entender que em web design a definição de beleza é o que faz os usuários se sentirem bem enquanto navegam por suas interfaces e não o que é apenas agradável aos olhos. Para conseguir isso, você não deve apenas ser bom na arte, mas também entender a ciência por trás de tudo.
- Design para Informação
Um dos aspectos mais importantes de um bom web design não lida tanto com pixels, cores ou tipografia, mas sim com o conteúdo que está dentro de seus designs. As pessoas usam sites e aplicativos não por seus belos designs, mas porque desejam acesso fácil ao conteúdo. Ao mudar do design gráfico para o web design, é preciso manter esse aspecto em mente e garantir que os designs sejam o mais simplistas possível. É muito importante tornar o mais fácil possível para os usuários encontrarem o conteúdo de que precisam. Toda a interface deve ser lógica em seu arranjo e de fácil acesso para o usuário final.